bg

Inteligência Operacional & Autoconhecimento

 

Artigo de André Soares - 06/07/2009

 

É notória a importância do autoconhecimento para o auto-aperfeiçoamento, cuja temática constitui uma das principais demandas psicossociais da atualidade.

Sobre esse assunto há extensa bibliografia a respeito, com variadas abordagens e interpretações, suscitando por vezes a pseudo-impressão de tratar-se de uma questão cujo domínio se restringe ao plano intelectual e cognitivo.

Nesse mister, contrariando a idéia consensual de tratar-se de um processo prazeroso, o autoconhecimento, na verdade, constitui um aprendizado pessoal, dinâmico e permanente, cuja consolidação implica, inescapavelmente, suportar e superar o sofrimento introspectivo de desvelar a realidade e a verdade sobre si mesmo.

Investigar o próprio âmago demandará, inevitavelmente, o enfrentamento de múltiplos questionamentos, alguns dos quais inquietantes e perturbadores, como por exemplo:

Seu autoconhecimento corresponde ao que você, realmente, é?

Qual a impressão que você causa nas pessoas?

Qual é a sua estratégia pessoal de solução para as adversidades e conflitos?

Qual é a sua capacidade de suportar a ansiedade diante de desafios?

Como você soluciona seus momentos de grande insatisfação, decepção e tristeza?

Qual é o seu grau de satisfação consigo mesmo?

Qual é sua hierarquia de valores?

Qual é sua relação com a vida?

Qual é sua postura diante da vida?

Qual é o seu propósito de vida?

Haveria algum motivo pelo qual valha à pena (você) morrer?

O sucesso no enfrentamento do crucial desafio do autoconhecimento requer a competência da Inteligência Operacional, sem o que significa relegar a própria existência a viver no mundo "encantador" da mediocridade.


Acesso à Área Restrita

  • Para receber nossas newsletters, efetuar compras e ter acesso às áreas restritas do site faça seu cadastro clicando no link LOGIN que encontra-se ao lado direito do site.

Siga-nos

 
 
 
 
 
 
YouTube
 
 
Voltar ao topo