bg

Operações de Inteligência

Operações de Inteligência constituem um assunto pouco conhecido, ou completamente desconhecido do público em geral. As informações que se têm sobre o tema estão, na maior parte, associadas às obras de ficção, em livros e filmes de espionagem, que criam no “imaginário coletivo” uma realidade distante dos fatos. Entretanto, até mesmo esse “imaginário coletivo” é, também, produto das Operações de Inteligência.

A realidade das Operações de Inteligência está implicitamente ligada às ações dos chamados serviços de inteligência ou, como são mais conhecidos, os serviços secretos. Se os serviços de inteligência são, por sua natureza, sigilosos, as Operações de Inteligência constituem o que há de mais sigiloso nos serviços de inteligência.

Entretanto, questionamentos podem ser apresentados quanto à importância do conhecimento acerca das Operações de Inteligência, como por exemplo:

"Qual a necessidade de se conhecer essa questão, que é exclusiva da cúpula dos governos dos países?"

"Em que medida as Operações de Inteligência influenciam as relações internacionais?"

"Que importância têm na vida das pessoas?"

O fato concreto é que, mesmo sabendo da existência dos serviços de inteligência, as pessoas pouco se interessam pelas Operações de Inteligência, porquanto consideram tratar-se de uma realidade que não lhes afeta.

A verdade é que, ao longo de suas existências, as pessoas sequer imaginam que, em algum momento, suas vidas podem estar sendo, de alguma forma, influenciadas por Operações de Inteligência.


Acesso à Área Restrita

  • Para receber nossas newsletters, efetuar compras e ter acesso às áreas restritas do site faça seu cadastro clicando no link LOGIN que encontra-se ao lado direito do site.

Siga-nos

 
 
 
 
 
 
YouTube
 
 
Voltar ao topo