bg

A inteligência do casamento II - "Por que as pessoas se casam?" 

Artigo de André Soares - 09/09/2012

Casamentos não "dão certo", nem mesmo por amor. É muito importante conhecer essa verdade inexorável, principalmente quem ainda não se casou. Porque quem já é casado(a) comprovará brevemente essa máxima em sua própria vida. Ademais, como é notório, os casamentos estão cada vez menos duradouros. De outra parte, quem é descasado(a) certamente já vivenciou essa realidade, embora provavelmente continuará se autoenganando achando que o seu próximo casamento será diferente. É isso mesmo! Porque mesmo tendo sofrido as ingentes conseqüências negativas de uma separação, descasados ainda se casarão novamente e sucessivamente, até não encontrarem mais com quem se casar. A boa notícia é que casamentos excepcionalmente podem ser felizes. Mas, isso não muda o fato que casamentos não "dão certo".

É importante ressaltar que não se está fazendo apologia contra o casamento, que é atitude própria da adolescência, em sua ignorância e imaturidade sobre essa questão (se você é adulto já passou por essa fase, lembra?). Mas, se você é adolescente e atualmente jura com todas as suas forças que nunca se casará, então saiba que será mera questão de tempo para isso acontecer e depois você sofrerá amargamente com seu descasamento. Sabe por que? Porque outra verdade inexorável é que casamentos são inevitáveis.

Ao contrário do que se imagina, o fenômeno do casamento é um desconhecido paradoxo da vida, que recrudesce atualmente nas sociedades, afligindo impiedosamente a vida das pessoas, levando-as ao sofrimento e à infelicidade, com inúmeros casos de tragédias a ele associados. Todavia, para ter uma vida exitosa é necessário compreendê-lo verdadeiramente, transcendendo as incautas concepções romanescas e a irresponsabilidade dos ímpetos emocionais. Porque o fato inconteste da vida real é que se por um lado casamentos não dão certo, por outro esse fenômeno é inescapável. Portanto, o crucial é ter a inteligência de saber como vivê-lo.

Mas, para isso, é necessário desvelar a sua genealogia, compreendendo inicialmente o que é o casamento, por que casamentos não "dão certo” e por que casamentos são inevitáveis. Quem pretender mergulhar nessa complexidade da vida, revelando seus mistérios, poderá começar essa viagem inquietante respondendo a seguinte pergunta:

“Por que as pessoas se casam?”

Quem responder que é por amor, essa resposta não é de todo equivocada, mas é perigosamente ingênua. Porque é muito importante não esquecer que a vida demonstra sobejamente que os descasados(as) de hoje foram os amantes loucamente apaixonados de ontem. Também, é muito importante não esquecer que se é verdade que as mulheres são escravas do amor, os homens não são. Nesse mister, a realidade é que as mulheres são confusas e inseguras quanto a esse sentimento, razão pela qual são infiéis. Aliás, você sabe realmente o que é o amor? Portanto, a verdade que as mulheres não revelam é que a maioria delas alega se casar por amor, mas primordialmente se casa para encontrar um bom provedor. Mas, se o real objetivo é o amor ou o próprio provimento, seria o casamento a melhor estratégia?

“Por que as pessoas se casam?”

Quem responder que é por sexo, essa resposta não é de todo equivocada, mas é perigosamente ingênua. Porque é muito importante não esquecer que se é verdade que os homens são escravos do sexo, as mulheres não são. Portanto, a verdade que os homens não revelam é que a maioria deles alega se casar por amor, mas primordialmente se casa para obter sexo. Mas, se o real objetivo é o sexo, seria o casamento a melhor estratégia?

“Por que as pessoas se casam?”

Quem responder que é para constituir uma família, essa resposta não é de todo equivocada, mas continua a ser perigosamente ingênua. Porque é muito importante saber que se os homenssacrificam-se individualmenteem relação à família, priorizando a segurança da mulher e sua prole; por outro lado a prioridade das mulheres nesse mesmo contexto é egoísta em relação a si mesmas e à sua prole, relegando os homens a nível secundário. Porque a verdade que as mulheres não revelam é que no âmbito familiar para elas os homens estão reduzidos a papel coadjuvante, como meros provedores reprodutores. Mas, se o real objetivo é constituir uma família, seria o casamento a melhor estratégia?

A resposta é sim.

Mas, casamentos assim podem dar certo?

É claro que não!

Então, por que as pessoas se casam?

Quer realmente saber?

Porque como diz a linda canção "Wave", do inigualável maestro Tom Jobin: “...É impossível ser feliz sozinho”.

Continua...

 

Acesso à Área Restrita

  • Para receber nossas newsletters, efetuar compras e ter acesso às áreas restritas do site faça seu cadastro clicando no link LOGIN que encontra-se ao lado direito do site.

Siga-nos

 
 
 
 
 
 
YouTube
 
 
Voltar ao topo